quarta-feira, 21 de outubro de 2009

PEDAGOGIA DO SER & LIVRE- ARBÍTRIO E RESPONSABILIDADE

“SER” = É A NATUREZA ÍNTIMA DE UMA PESSOA; È TAMBÉM EXISTIR DO VERBO SER.

MAS QUEM É ESSE SER?

POR QUE A PEDAGOGIA DO SER ESTA INTERLIGADA AO NOSSO LIVRE-ARBÍTRIO E RESPONSABILIDADE?

COMO ENSINAR O AMOR NO CENTRO ESPÍRÍTA? FALA-SE MUITO NO QUE DEVEMOS FAZER, MAS POUQUÍSSIMAS VEZES EM COMO FAZER. COMO AMAR O OUTRO, A SI E A DEUS
CONTEXTUALIZANDO?

GRUPOS DE ESTUDOS:
ERMANCE NOS ORIENTA SOBRE A NECESSIDADE DE FORMAÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDO NOS CENTROS ESPÍRITAS. RETIRANDO DOS CONTEÚDOS ESPÍRITAS OS EXCESSOS DE INFORMAÇÕES E TRAZÊ-LOS PARA A REALIDADE DO GRUPO.

ALÉM DE FELICITAR A CRIATURA COM O QUE ELA PRECISA PARA O SEU CRESCIMENTO
TAMBÉM TRARÁ REFLEXOS BENÉFICOS.
· O AFETO É UM DOS PILARES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO SAUDÁVEL; A AFETIVIDADE É UM DEGRAU PARA O AMOR, AMAR É DESENVOLVER-SE PARA “SER”. “SER” É EDUCAR-SE. (ERMANCE DUFUX – EM LAÇOS DE AFETO).
“NINGUÉM PODE “SER” APEGADOS A COISAS MATERIAIS, VOLTADOS SOMENTE PARA AS SENSAÇÕES, PARA O PRAZER, PARA
A COMPETITIVIDADE SELVAGEM.” (ERMANCE DUFUX).

ATRAVÉS DO AFETO, DO COMPANHERISMODO COMPANHERISMO, DA AMIZADE VAMOS CAMINHANDO PARA A NOSSA TRANSFORMAÇÃO MORAL ADQUERINDO DESSA FORMA BOAS ATITUDES ALIADAS AO NOSSO LIVRE-ARBÍTRIO.

MAS O QUE É O LIVRE-ARBÍTRIO?

É A FACULDADE QUE O INDIVÍDUO TEM DE DETERMINAR A SUA PRÓPRIA CONDUTA OU SEJA, ELE TEM A POSSIBILIDADE DE ENTRE DUAS OU MAIS RAZÕES SUFICIENTES DE QUERER OU DE AGIR ESCOLHER UMA DELAS E FAZER QUE PREVALESÇA SOBRE AS OUTRAS. (RODOLFO GALLIGARI -“AS LEIS MORAIS”).
EM TODAS AS SITUAÇÕES DA VIDA, SEMPRE TEMOS DUAS OU MAIS POSSIBILIDADES PARA ESCOLHER. SEMPRE TEMOS QUE OPTAR ENTRE UMA OU OUTRA ATITUDE.
DEUS NOS DEU A LIBERDADE E O LIVRE ARBÍTRIO PARA QUE FOSSEMOS FELIZES, LIVRES... PORÉM ESSA LIBERDADE NÃO É ABSOLUTA DESDE QUANDO VIVEMOS EM SOCIEDADE E DEVEMOS RESPEITAR OS DIREITOS E LIMITES DO NOSSO SEMELHANTE.


O HOMEM TEM O LIVRE-ARBÍTRIO DE SEUS ATOS PORQUE TEM LIBERDADE DE PENSAR E DE OBRAR. SEM O LIVRE-ARBÍTRIO O HOMEM SERIA UMA MÁQUINA.

O HOMEM TEM LIBERDADE PARA ESCOLHER O CAMINHO DO BEM OU AS REALIZAÇÕES DO MAL. NO ÍNTIMO DE SUA COSNCIÊNCIA ELE SABE DISTINGUIR O BEM E O MAL.

A SEMEADURA É LIVRE, MAS A COLHEITA É OBRIGATÓRIA.(JESUS)

O DIREITO NATURAL DE LIBERDADE ESTÁ ATRELADO AO DE RESPONSABILIDADE, OU SEJA, QUANTO MAIS LIVRE O INDIVÍDUO MAIS RESPONSÁVEL ELE É.

QUESTÃO 844- O HOMEM GOZA DO LIVRE-ARBÍTRIO DESDE SEU NASCIMENTO?
__HÁ LIBERDADE DE AGIR DESDE QUE AJA LIBERDADE DE FAZER (VONTADE). NOS PRIMEIROS TEMPOS DA VIDA (FASES) A LIBERDADE É QUASE NULA; ELA SE DESENVOLVE E MUDA DE OBJETO COM O DESENVOLVIMENTO DAS FACULDADES. A CRIANÇA TENDO PENSAMENTOS RELACIONADOS COM AS NECESSIDADES DA SUA IDADE APLICA SEU LIVRE-ARBÍTRIO ÁS COISA QUE LHE SÃO NECESSÁRIAS.


QUESTÃO 845- AS PREDISPOSIÇÕES INSTINTIVAS QUE O HOMEM TRAZ AO NASCER NÃO SÃO OBSTÁCULOS AO EXERCÍCIO DO LIVRE-ARBÍTRIO?


_ AS PREDISPODIÇÕES INSTINTIVAS SÃO AS DO ESPÍRITO ANTES DA SUA ENCARNAÇÃO. CONFORME ELE É MAIS OU MENOS AVANÇADO, ELAS PODEM SOLICITÁ-LO PARA ATOS REPREENSÍVEIS E ELE SERÁ SECUNDADO PELOS ESPÍRITOS QUE SIMPATIZAM COM ESSAS DISPOSIÇÕES, MAS NÃO HÁ ARRASTAMENTOS INRRESISTÍVEIS QUANDO SE TEM A VONTADE DE RESISTIR. LEMBRAI-VOS DE QUE QUERER É PODER.

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