AULA: Cuidar da natureza
* OBJETIVOS
- Compreender a importância da natureza, bem como de sua preservação;
- Conhecer a importância do solo e reflorestamento;
- Desenvolver a coordenação motora por meio de desenhos, recortes, colagens e pinturas;
- Desenvolver habilidades e expressões corporais;
- Compreender a importância da natureza, bem como de sua preservação;
- Conhecer a importância do solo e reflorestamento;
- Desenvolver a coordenação motora por meio de desenhos, recortes, colagens e pinturas;
- Desenvolver habilidades e expressões corporais;
MÚSICA A SER TRABALHADA
Autor: Zé Pinto
Título: Não jogue lixo no chão
Não jogue lixo no chão
Chão é prá plantar semente (Refrão)
Prá dar o bendito fruto
Prá alimentação da nossa gente
O peixe que sai do rio
O amor que sai do peito
A água limpa da fonte
Um sentimento perfeito
Não jogue lixo no chão
Nem lagos, rios e mares
A terra é nossa morada
Onde habitam nossos pares
A natureza é quem cria
O amor imediatamente
Milagre que faz da vida
Bendito fruto do ventre
A terra que tudo cria
Não pede nada de mais
Ser tratada com carinho
Para vigorar a paz.
Se queres sabedoria
Aprenda isso de cor
A terra é a mãe da vida
Por ter o ventre maior
Refrão
Não jogue lixo no chão
Se queres sabedoria
Aprenda isso de cor
A terra é a mãe da vida
Por ter o ventre maior
*ATIVIDADES
Autor: Zé Pinto
Título: Não jogue lixo no chão
Não jogue lixo no chão
Chão é prá plantar semente (Refrão)
Prá dar o bendito fruto
Prá alimentação da nossa gente
O peixe que sai do rio
O amor que sai do peito
A água limpa da fonte
Um sentimento perfeito
Não jogue lixo no chão
Nem lagos, rios e mares
A terra é nossa morada
Onde habitam nossos pares
A natureza é quem cria
O amor imediatamente
Milagre que faz da vida
Bendito fruto do ventre
A terra que tudo cria
Não pede nada de mais
Ser tratada com carinho
Para vigorar a paz.
Se queres sabedoria
Aprenda isso de cor
A terra é a mãe da vida
Por ter o ventre maior
Refrão
Não jogue lixo no chão
Se queres sabedoria
Aprenda isso de cor
A terra é a mãe da vida
Por ter o ventre maior
*ATIVIDADES
-Cantar a música com os alunos;
-Discutir a mensagem que a música transmitiu para as crianças, questioná-los sobre a importância do solo para o ser humano, cuidados que devemos ter para que não haja destruição do solo e os benefícios do reflorestamento; discutir com eles sobre quem é culpado pela destruição do meio ambiente
-Pedir aos alunos que façam um desenho representando a música;
-Pedir aos alunos que pesquisem gravuras com paisagens da natureza. Em seguida será construído um mural, no qual serão coladas, de um lado, as gravuras de uma natureza bem cuidada e no outro lado gravuras de uma natureza destruída, para fazer uma comparação. Após esse trabalho será feito um questionamento para saber as opiniões dos alunos sobre quais medidas que devemos tomar para a conservação da natureza. A professora deverá fazer uma lista sobre tais medidas;
-Discutir a mensagem que a música transmitiu para as crianças, questioná-los sobre a importância do solo para o ser humano, cuidados que devemos ter para que não haja destruição do solo e os benefícios do reflorestamento; discutir com eles sobre quem é culpado pela destruição do meio ambiente
-Pedir aos alunos que façam um desenho representando a música;
-Pedir aos alunos que pesquisem gravuras com paisagens da natureza. Em seguida será construído um mural, no qual serão coladas, de um lado, as gravuras de uma natureza bem cuidada e no outro lado gravuras de uma natureza destruída, para fazer uma comparação. Após esse trabalho será feito um questionamento para saber as opiniões dos alunos sobre quais medidas que devemos tomar para a conservação da natureza. A professora deverá fazer uma lista sobre tais medidas;
Nenhum comentário:
Postar um comentário