sábado, 7 de novembro de 2009




AULA:Preserve a natureza

OBJETIVOS
- Compreender a importância da preservação do meio ambiente, reconhecendo-se como parte dele;
- Desenvolver a coordenação motora por meio de recortes, colagens, dobraduras e pinturas;
- Desenvolver expressões corporais, faciais;
- Reconhecer as características das paisagens como resultantes da ação humana na interação com o meio, analisando as mudanças provocadas ao longo dos tempos;

MÚSICA A SER TRABALHADA
Preserve a natureza (Zé Pinto)

NÃO DESTRUA A NATUREZA

NÃO DESTRUA OS ANIMAIS

Preservar é que faz bem (Refrão)

Replantar que nos convém

São riquezas naturais

A natureza é um bem comum

devemos preservar.

Nossa fauna, nossa flora

terra, água, sol e ar.

As nossas matas choram

com a ganância de alguns

que acabam com a terra,

e todo bem que ela produz.

Criançada, vamos juntos

nova semente plantar.

Nosso futuro precisa

de mais vida pra brotar.

As nossas matas choram

com a ganância de alguns

que acabam com a terra,

e todo bem que ela produz.

*ATIVIDADES

1. Recorte e colagem
a) Após cantar a música conversar com as crianças sobre a mesma, o que ela retrata , o que elas entenderam e sobre o que a música fala (discussão geral sobre a música).
b) Depois, discutir sobre o que são recursos naturais, ressaltando a importância em preservá-los, como também, como usar (direitos) sem degradá-los (deveres) para que possamos usufruir destes por mais tempos, e conseqüentemente poupando muitas espécies de animais.
c) Fazer uma lista junto com as crianças dos direitos e deveres que temos relacionados com o meio em que vivemos.
Se possível fazer um passeio com as crianças a um bairro da periferia onde as condição de vida é precária e conversar com os moradores sobre como é viver naquele lugar, em que as condições são propícias a doenças; como fazem o tratamento da água para o consumo; de onde vem essa água; se os moradores tomam algum medicamento para combater as verminoses, etc, e por fim se os moradores permitirem, tirar fotos do bairro; e também visitar um bairro mais central para fazer a confrontação de dados; para que ao voltarem à sala possam:
d) Construir um mural com dois lados, um com carinha triste e um com carinha feliz (anexo-1), onde as crianças irão colar as fotos se tiradas ou figuras pesquisadas na escola e em casa com a família, de lugares poluídos, área com desmatamento, com queimadas, água contaminada, lixo em lugares impróprios, enfim tudo aquilo que contribui para a degradação do meio ambiente. E ao lado (carinha feliz) colar figuras de áreas preservadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário