domingo, 1 de novembro de 2009

A PEDAGOGIA DA PARÁBOLA

A pedagogia está ligada à educação. Jesus foi um educador por excelência que soube se valer dos métodos de ensino utilizados em sua época, ou seja, das parábolas. A parábola, na realidade, é uma história contada por Jesus para ilustrar o seu ensinamento. No fundo da palavra grega parabole há a idéia de comparação, enigma, curiosidade. Mas não está nisso o essencial para explicar o gênero parabólico: é preciso entender a parábola como sendo a apresentação de símbolos, isto é, imagens tomadas das realidades terrestres para serem sinal das realidades reveladas por Deus. Elas precisam de uma explicação mais profunda. Foi essa explicação inicial que Jesus começou e deixou para os seus seguidores darem continuidade mais tarde. (LEON-DUFOUR, 1972)

A BOA NOVA E A EDUCAÇÃO

Comparemos, para efeito de explicitação do alcance pedagógico das parábolas de Jesus, o processo de educação existente antes e depois da vinda de Jesus.

a) Antes da vinda de JesusO cativeiro consagrado por lei era o flagelo comum;A mulher, aviltada em quase todas as regiões, recebia tratamento inferior ao que se dispensava aos cavalos;Os pais podiam vender os filhos;Os vencidos eram cegados e aproveitados em serviços domésticos;As crianças fracas eram punidas com morte;Os enfermos eram sentenciados ao abandono.
b) depois da vinda de JesusCondenado ao suplício da cruz, sem reclamar, e rogando perdão celeste para aqueles que o vergastavam e feriam, instila no ânimo dos seguidores novas disposições espirituais;Iluminados pela Divina influência, os discípulos do Mestre consagram-se ao serviço dos semelhantes;Simão Pedro e os companheiros dedicam-se aos doentes e infortunados;Instituem-se casas de socorro para os necessitados e escolas de evangelização para o espírito popular;Pouco a pouco, altera-se a paisagem social, no curso dos séculos.

(Xavier,F. C. Roteiro, pelo Espírito Emmanuel. 1980, cap. 21)

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